quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SPEROTTO E MAINARDI ASSINAM PROJETO NA 29ª FEOVELHA


“ENTIDADES DÃO INÍCIO AO PROJETO DE FOMENTO PARA A OVINOCULTURA”
 

O presidente da Farsul e Conselho Administrativo do Senar-RS, Carlos Sperotto, e o secretário de Agricultura e Pecuária do Estado, Luiz Fernando Mainardi, assinaram documento que formaliza a execução do projeto em benefício da cadeia de ovinocultura no Rio Grande do Sul, durante a abertura da 29º Feovelha, em Pinheiro Machado, no dia 26.01.2013.O programa foi anunciado pelo Governo do Estado no ano passado e terá a parceria da Farsul, Senar-RS e Sebrae, por meio do Programa Juntos para Competir – Ação integrada para o agronegócio gaúcho, para acontecer a partir do próximo mês. Na primeira fase do projeto 35 municípios da região Sul, que representam 80% do rebanho gaúcho, serão beneficiados com o atendimento técnico das entidades que promoverão a capacitação técnica e gerencial dos produtores. O objetivo é a melhoria dos índices zootécnicos com foco na elevação da rentabilidade dos sistemas de produção, além de mobilizar a cadeia da ovinocultura. Conforme Carlos Sperotto, o propósito principal é de melhorar a qualidade da carne e da lã para valorização no mercado nacional e internacional. “Os produtores já tem o mercado garantido e espaço. Precisamos aumentar a produção, com qualidade”, enfatizou. Sperotto também apontou as dificuldades que os produtores de ovinos vêm enfrentando ao longo dos anos em relação ao mercado, destacando a persistência daqueles que não desistiram da produção, usando como exemplo o criador da Raça Ideal e ex-presidente da Farsul, Flôr Amaral, criador há mais de 50 anos, com exemplares de qualidade, premiados em diversas feiras. Segundo o secretário, Luiz Fernando Mainardi, a parceria de qualificação prevê atender 800 produtores para que possam produzir mais animais, com melhor genética e produtividade para o fortalecimento da cadeia. Para a execução do programa serão investidos R$ 1milhão em atividades voltadas para todas as etapas de desenvolvimento da cadeia.
Juntos para competir O programa Juntos para Competir é uma parceria entre Senar-RS, Farsul e Sebrae, que une as atribuições de cada entidades para promover o desenvolvimento das cadeias do agronegócio. A partir do próximo mês, serão programadas a realização de consultorias para a elaboração dos planos de trabalho, reuniões de sensibilização, formação dos grupos de produtores e cursos de qualificação profissional para melhorar a qualidade do produto. Atualmente, as entidades atendem 18 projetos vinculados ao agronegócio no Estado.
Fomento a genética para aumentar o número de partos Também na oportunidade, foi contratualizado entre Senar-RS e Governo, o termo para disseminar o projeto que busca identificar os animais portadores do gene Booroola, um gene desenvolvido pela Embrapa Bagé, que amplia a incidência de partos múltiplos ao ser introduzido nos ovinos. A proposta é incluir na programação dos cursos de ovinocultura que o Senar oferece, informações e formas de acesso a esta tecnologia.
Texto:
Rogerio S. Lucas

Nenhum comentário: