quinta-feira, 31 de julho de 2014

ACORDO: CONSTRUÇÃO DE SUBESTAÇÃO DA CEEE EM PIRATINI É DEBATIDA DURANTE ENCONTRO NA SEDE DO MP

“Em 2004 uma ação civil pública foi ajuizada pelo MP, na qual foi postulada a construção da subestação, em função da deficiência no abastecimento de energia na região.”


                            Foto: Meramente Ilustrativa
Integrantes do Ministério Público, da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra) e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) definiram durante reunião nessa segunda-feira (28), um aditamento ao acordo já existente para construção de uma subestação da CEEE no município de Piratini, que estabelece um cronograma para execução da obra.
 
 
Participaram do encontro o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles; o Secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues; a Promotora de Justiça de Piratini, Cristiana Chatkin; e integrantes das Assessorias Jurídica e Técnica da CEEE.
 
 
No ano de 2004 uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público, na qual foi postulada a construção da subestação da companhia em Piratini, em função da deficiência no abastecimento de energia na região. A ação, posteriormente, foi julgada procedente e já está em fase de execução. No entanto, como a obra ainda não foi realizada, foi firmado o acordo buscando dar agilidade ao processo.
 
 
Durante o encontro, a Secretaria da Infraestrutura e Logística e a CEEE informaram ao Ministério Público que, entre as medidas já adotadas, estão a compra do terreno no qual será construída a subestação e o lançamento do edital para a contratação de serviços para execução da obra.

CONVÊNIO: PARCERIA ENTRE EMATER/RS E PREFEITURA DE PIRATINI BENEFICIA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA RURAL

“Os cem mil reais liberados serão utilizados na aquisição de máquina e implemento agrícola.”

Um termo de cooperação entre a EMATER/RS e a Prefeitura de Piratini possibilitará a liberação de R$ 100.000,00 (cem mil reais) em recursos para os agricultores do município.
 
O documento assinado, nessa terça-feira (29), pelo Prefeito Vilso Agnelo da Silva Gomes beneficiará a Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima na localidade da Ferraria, Segundo Subdistrito.
 
O montante será utilizado na aquisição de um Trator com grade aradora que será usado para fomentar as necessidades agrícolas daquela comunidade.
*Com informações colhidas na página eletrônica do Diário Popular de Pelotas

OUTRA VEZ: MAIS UM REGISTRO DE ABATE CLANDESTINO NO INTERIOR DE PIRATINI

“Os abigeatários realizam rodízio como forma de ludibriar a Patrulha Rural da Brigada Militar.”


A Brigada Militar de Piratini, através da sua Patrulha Rural, tem intensificado as ações de combate ao abigeato na zona rural do município, porém a extensão territorial é um dos obstáculos encontrados pelos Policiais.
 
Os ladrões alternam os furtos entre os cinco subdistritos dificultando o trabalho da PM que nunca suspeita em que localidade eles poderão cometer o delito.
 
Na madrugada de domingo, 27 de julho 2014, às 00h05, a Brigada Militar foi acionada para comparecer no 3º Subdistrito, Zona Rural, no município de Piratini. No local foi feito contato com a vítima Sr. E.D.L., que informou ao PMs ter encontrado uma ovelha carneada.  Os abigeatários deixaram apenas a cabeça e as vísceras do ovino.
*Informações colhidas no Site da Brigada Militar

quarta-feira, 30 de julho de 2014

UMA BOA NOTÍCIA: SAMU TERÁ MEDICAMENTO QUE PODE REDUZIR EM 17% MORTES POR INFARTO

“A partir da publicação da portaria, que pode acontecer ainda esta semana, as prefeituras já poderão aderir e receber a verba para a compra do trombolítico.”


As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passarão a contar com medicamentos trombolíticos, que podem diminuir em até 17% o número de mortes por infarto agudo do miocárdio. A portaria que incorpora o tenecteplase deverá ser publicada nos próximos dias.
O ministro da saúde, Arthur Chioro, que assinou no dia (28) a nova norma, ressaltou que as doenças do sistema circulatório são as que mais matam no Brasil. Segundo o coordenador-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin Passos, o tenecteplase é um medicamento aplicado de forma muito simples. Mesmo assim, as equipes serão treinadas.
 
 
“O infarto é a obstrução, o entupimento da artéria coronária, a artéria do coração. A partir do momento em que a artéria entope, o músculo do coração para de funcionar, o coração para de funcionar e a pessoa pode ter uma parada cardíaca. Com esse medicamento, o trombo se dissolve na hora, e o coração volta a ter circulação e não há parada cardíaca”, explicou Fogolin.
 
Segundo Fogolin coordenador, se o sistema de atendimento levar menos de uma hora para desobstruir a artéria do paciente, há 15% de risco de morte. Caso a desobstrução ocorra em até duas horas, o risco de morte pode dobrar. Fogolin citou estudos segundo os quais cidades que usam esse medicamento no sistema móvel de atendimento podem reduzir em até 17% o número de mortes por infarto.
 
Quando o paciente escapa da morte depois de um infarto, ele ainda pode ficar com sequelas, como insuficiência cardíaca, devido à perda de um músculo cardíaco, situação que o trombolítico também pode evitar. "Ter esse medicamento faz a diferença entre a vida e a morte e o prognóstico do paciente que tem o infarto, porque aquele que não não vai a óbito tem depois uma melhoria de qualidade de vida muito grande. Fica com menos sequelas, menos complicações", frisou o ministro.
 
Todas as ambulâncias do Samu que tenham médicos, e até mesmo embarcações e o atendimento aéreo da rede pública de municípios que aderirem ao sistema receberão verba para comprar o medicamento. Algumas prefeituras já usam o tenecteplase, mas, com a publicação da norma no Diário Oficial, o Ministério da Saúde é que vai financiar o uso para as secretarias de Saúde que aderirem.
 
De acordo com Fogolin, as equipes do Samu passarão por treinamento para uso do medicamento. A partir da publicação da portaria, que pode acontecer ainda esta semana, as prefeituras já poderão aderir e receber a verba para a compra do trombolítico.
 
Em 2012, foram registradas 84.157 mortes por infarto agudo do miocárdio. O Ministério da Saúde espera que, com o medicamento, o Samu possa salvar até 8.368 pessoas por ano. O custo do medicamento para todo o Brasil está estimado em R$ 8,5 milhões.
Agência Brasil

CLIC SERVIÇO: COMEÇA HOJE (30) A MATRÍCULA DE SELECIONADOS NO SISUTEC

“Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação.”


Os selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) podem fazer a matrícula nas instituições a partir de hoje (30). O prazo vai até sexta-feira (1º). A lista dos selecionados foi divulgada ontem e pode ser acessada no site do Sisutec. O candidato deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula.
A segunda chamada será divulgada no dia 5 de agosto, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 
Para esta edição do Sisutec, foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e do Sistema S.
 
Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais.
 
O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O processo seletivo ocorre duas vezes por ano.
Agência Brasil

DOSE DUPLA: EM APENAS UM DIA ABIGEATÁRIOS FURTAM CINCO CAVALOS NA REGIÃO

“Nem mesmo os equinos têm escapado da mira dos larápios.”
CERRITO
Na manhã de terça-feira, 29 de julho de 2014, às 11h50min, a Brigada Militar foi acionada para comparecer no Corredor Dos Ramalhos, Auto Alegre, município de Cerrito.
 
No local foi feito contato com a vítima, o Sr. R. B. S., que relatou que 04 (quatro) cavalos de sua propriedade foram mortos. O homem informou ainda que encontrou somente as carcaças dos equinos.
 
CANGUÇU
A Brigada Militar atendeu no mesmo dia, 29 de julho de 2014, às 15h30min, uma ocorrência semelhante, só que desta vez no município de Canguçu.
Ao comparecer no Triângulo, Trevo da RS 265, a vítima relatou aos Policiais que teve, também, furtado de sua propriedade um cavalo.
*Informações colhidas no Site da Brigada Militar

sábado, 26 de julho de 2014

DIÁLAGO ABERTO: NO DIA DO COLONO E DO MOTORISTA OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA CLASSE

“Embora seja notável a atual comodidade do homem do campo, ele ainda enfrenta inúmeros desafios para colocar o alimento no prato de quem mora na cidade.”
Para quem observa de fora morar no campo é um “céu aberto”, porém, inúmeras são as dificuldades enfrentadas diariamente por quem muitas vezes trabalha de sol-a-sol e nem sempre tem o seu labor devidamente reconhecido pelos citadinos e pelos poderes públicos constituídos.
 
 

                             Foto: Arquivo / Clicpiratini
Ter terras para produzir e incentivos financeiros para realizar investimentos na propriedade já é meio caminho andado para quem vive da exploração agropecuária, porém não é o suficiente. A agricultura é uma atividade ingrata que sofre muito com as variações climáticas, o excesso de chuva ou a falta dela pode comprometer toda a produção de uma safra, assim como também a oscilação brusca nas temperaturas.
 
No caso específico da cultura do milho há um agravante, o aumento desregrado na população de javali destrói boa parte das lavouras causando prejuízos consideráveis no rendimento do grão.
 
   Foto: Arquivo / Clicpiratini
Se tratando da pecuária a ovinocultura é a mais vulnerável, epidemias como infestações severas por verminoses são responsáveis por baixas nos rebanhos. A produção de cordeiros é perseguida pelos predadores como sorros e mãos-peladas. Os cachorros domésticos, por sua vez, também vêm dizimando rebanhos levando muitos produtores a desistirem da criação.
 
 
O abigeato é um problema que está generalizado por todas as regiões atingindo os pequenos e grandes criadores de ovinos, de gado de corte e até de equinos. Na produção leiteira o clima influência de forma direta no rendimento, mas um problema sério é as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica na zona rural, o que causa perda de centenas de litros por falta de refrigeração.
 

 
  Foto: Arquivo / Matheus Repp
O produtor rural depende diretamente dos motoristas para escoar os seus produtos ou para transportar os insumos, as rações e o combustível até sua propriedade. Por falar em transportar, temos aí um velho e conhecido embaraço, a falta de infraestrutura adequada nas estradas municipais e estaduais de chão batido ou asfaltadas.
 
O crescimento na produção agropecuária é alto e, por consequência aumentou consideravelmente o tráfego de caminhões de grande porte que circulam diariamente pelas mais remotas estradas das zonas rurais dos municípios. Nem as municipais e, nem tão pouco as estaduais, estão preparadas para suportarem a demanda.

Claro, não podemos deixar de reconhecer que os moradores da zona rural desfrutam hoje de diversos benefícios, tais como: energia elétrica, telefonia, internet, automóveis e motos que facilitam a tão árdua, mas saudável vida do campo que deveria ser mais valorizada, por aqueles, que dependem do suor do produtor rural e da habilidade do motorista para que o vosso pão de cada dia chegue à sua mesa.
Por: Rogério de Souza Lucas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

PIRATINI: BRIGADA MILITAR REALIZA PRISÕES POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO E FURTO DE VEÍCULOS

“A operação envolveu a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal.”

Tudo começou na madrugada da quinta-feira, 24 de Julho, mais precisamente às 05h20min, quando Policiais Militares do município receberam informações que havia um automóvel VW Gol de cor branca em ocorrência de furto na Estrada do Lixão s/nº, 1º Distrito de Piratini. Durante as buscas foi localizado o referido veículo e outro VW Gol que havia sido furtado instante antes no centro da própria cidade de Piratini.
 
       Foto: Divulgação / Polícia Rodoviária Federal
Ao tentar fazer a abordagem nos veículos, próximo ao Balneário Municipal, os casais que residem em Pelotas, fugiram efetuando vários disparos de arma de fogo contra os Policiais. Após a perseguição três foram presos em flagrante. Localizado os veículos furtados a Policia Civil foi acionada para realizar a perícia.
 
Logo em seguida os Policiais receberam a informação que um dos indivíduos havia praticado outro furto, também em Piratini, dessa vez uma caminhonete VW Saveiro, e fugido em direção à cidade de Pelotas. A Polícia Rodoviária Federal alertada pela BM conseguiu interceptar o carro na Avenida João Goulart em Pelotas, prendendo mais dois elementos.
*Informações colhidas no Site da Brigada Militar e do Diário Popular de Pelotas

quinta-feira, 24 de julho de 2014

AÇÃO: POLÍCIA PRENDE SUSPEITOS DE FURTOS EM PIRATINI

“Os dois homens presos são suspeitos da prática de dois furtos ocorridos na semana passada em uma joalheria e lotérica, ambos no município de Piratini.”

Policiais da Delegacia de Polícia de Piratini prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (24/07), dois homens e uma mulher, além de apreender uma adolescente na cidade. Foram apreendidos três veículos, sendo um Gol branco furtado há um mês na cidade de Pelotas, um Gol cinza e uma Saveiro, furtados na madrugada anterior em Piratini, uma chave falsa e cachimbo artesanal para consumo de crack.
 
 
No momento da abordagem eles estavam em um veículo furtado quando realizavam o furto de outro automóvel. Após perseguição e troca de tiros com os policiais, a adolescente e um casal foram capturados. O outro homem fugiu em uma caminhonete Saveiro e foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na cidade de Pelotas. Os dois homens presos são suspeitos da prática de dois furtos ocorridos na semana passada em uma joalheria e lotérica, ambos no município de Piratini.
 
Segundo depoimento de uma testemunha, os objetos furtados foram trocados por crack no subúrbio de Pelotas. Eles seriam usuários de crack. Os presos serão encaminhados ao Presídio de Canguçu e a adolescente aguarda a decisão da justiça sobre a representação da autoridade policial pela internação.
Fonte: DP de Piratini / Adriano Remião / Jornalista / Site PC

CLIC SERVIÇO: AGÊNCIAS DO BANRISUL ATENDEM APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS EM HORÁRIO DIFERENCIADO

O Banrisul também oferece produtos com vantagens aos clientes que recebem seus benefícios no banco.”

O atendimento das agências do Banrisul aos clientes aposentados e pensionistas do INSS será de uma hora antes do horário bancário, a partir desta sexta-feira (25), data que inicia o pagamento dos benefícios.
 
A medida irá vigorar até o dia 07 de agosto, quando se encerra o calendário de pagamentos do INSS. As agências que abrem às 10h irão começar a funcionar às 9h, e as agências que abrem às 11h irão antecipar a abertura para as 10h.
 
O Banrisul também oferece produtos com vantagens aos clientes que recebem seus benefícios no banco. Um deles é o cartão Banricompras INSS, uma exclusividade do Banrisul, que é utilizado para o saque dos benefícios.
 
O cartão também pode ser usado para compras à vista, parceladas e pré-datadas, sem cobrança de juros, em mais de 142 mil estabelecimentos comerciais que realizam transações com a máquina da Vero.
Assessoria Banrisul

HOSPITAL DE PIRATINI ASSEGURA RECURSOS ANUAIS DE R$ 6,9 MILHÕES

“A instituição reserva mais de 80% dos seus 133 leitos ao Sistema Único de Saúde.”


Nessa segunda-feira (21/07) a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, firmou um contrato com o Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, de Piratini. A instituição reserva mais de 80% dos seus 133 leitos ao Sistema Único de Saúde.
 
A partir da contratualização com o SUS, o Hospital de Piratini, assegura recursos anuais de R$ 6,9 milhões, sendo R$ 2,3 milhões de incentivos estaduais. 
Assessoria de Comunicação Social

PIRATINENSES PROMOVEM ENCONTRO EM PELOTAS

“Também será aceito um gesto de cunho social, na doação de um quilo de alimento não perecível, que será repassado para uma instituição de caridade piratinense.”


O 1º Encontro dos Piratinenses em Pelotas será realizado no dia 2 de agosto. O objetivo do evento é promover uma confraternização entre pessoas que nasceram ou têm ligação com a primeira capital farroupilha. Para isso foi formado o grupo Laços da Terra, que escolheu a data próxima da Semana Farroupilha em virtude da ligação do povo de Piratini com a tradição.

 
O encontro será um jantar dançante no Galeto Santa Justina, no valor de R$ 40,00. Haverá ainda, apresentações e sorteios de vários brindes. Também será aceito um gesto de cunho social, na doação de um quilo de alimento não perecível, que será repassado para uma instituição de caridade piratinense. Para adquirir os ingressos deve-se entrar em contato com um dos telefones (53) 8111-0241, 9109-2099 e 3025-1433.
Por: Henrique Massaro /  henrique.massaro@diariopopular.com.br

quarta-feira, 23 de julho de 2014

CLIC SERVIÇO: DECLARAÇÃO SOBRE PROPRIEDADE RURAL DEVE SER APRESENTADA ATÉ 30 DE SETEMBRO

“Está obrigada a apresentar o documento, entre outras, a pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil, possuidora ou usufrutuária do imóvel rural a ser declarado.”

                                                 Foto: Clicpiratini
O Diário Oficial da União publicou ontem (22) instrução normativa sobre a apresentação da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural referente ao exercício de 2014.
 
 
Está obrigada a apresentar o documento, entre outras, a pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil, possuidora ou usufrutuária do imóvel rural a ser declarado.
 
 
A declaração deve ser apresentada no período de 18 de agosto a 30 de setembro de 2014, pela internet, por meio do programa de transmissão Receitanet, disponível no site da Receita Federal. O serviço de recepção da declaração será interrompido às 23h59min59s, horário de Brasília, do último dia do prazo estabelecido.
Agência Brasil

sábado, 19 de julho de 2014

BRIGADA MILITAR DE PELOTAS APREENDE 588 QUILOS DE CARNE

“A operação envolveu 19 policiais militares e seis viaturas do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), agentes da Polícia Civil, Vigilância Sanitária, Secretaria da Agricultura, Fazenda e Gestão Urbana.”


                                 Foto: Divulgação
O combate ao crime de abigeato, ao abate irregular de animais, bem como a comercialização da carne ilegal, fez com que desde as primeiras horas da manhã dessa sexta-feira (18), fosse desencadeada uma operação conjunta dos órgãos da Secretaria de Segurança Pública, Secretária Estadual da Saúde, Fazenda, Vigilância Sanitária e Secretarias Municipais de Pelotas.
O planejamento das ações aconteceu na terça-feira (15), onde representantes dos órgãos envolvidos se reuniram na sede do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), para definir datas e locais para a operação.


OPERAÇÃO
Na manhã de ontem (18), a operação foi realizada em todo o perímetro urbano de Pelotas, envolvendo 19 policiais militares e seis viaturas do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), agentes da Polícia Civil, Vigilância Sanitária, Secretaria da Agricultura, Fazenda e Gestão Urbana.
 
Durante a ação foram realizadas barreiras em pontos estratégicos de entrada do município, sendo vistoriados 110 veículos. Diversos estabelecimentos comerciais foram fiscalizados pelos agentes, sendo apreendidos 588 quilos de carne, que apresentavam irregularidade, tais como armazenamento indevido, sem procedência e imprópria para consumo.
               Foto: Divulgação
O abigeato, o abate ilegal e a comercialização indevida, não prejudicam apenas os produtores rurais, mas toda a comunidade que está consumindo este produto. O crime de abigeato é responsável, também, por problemas de saúde pública, considerando que o produto é vendido clandestinamente a açougues para comercialização no varejo, com animais que não passaram pela fiscalização sanitária.
 
A Brigada Militar juntamente com os demais órgãos rotineiramente irá realizar esse tipo de operação que tem por objetivo inibir a compra de produto impróprio para o consumo e consequentemente o abigeato.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

ALERTA: GOLPE NA INTERNET USA MENSAGEM SOBRE ENEM PARA ENGANAR USUÁRIOS

“O ideal é ficar atento, instalar antivírus no computador e não abra e-mails considerados suspeitos.”


E-mail falso sobre o Enem usado para enganar usuários/ Arquivo/ Agência Brasil

Mais um e-mail criado por golpistas circula na internet com o provável intuito de roubar dados das pessoas ou instalar programas maliciosos nos computadores. Os golpistas, desta vez, procuram, prioritariamente, enganar os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
"Identificamos que ocorreu um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com o email @radiobras.gov.br cadastrado em nosso sistema, podendo resultar no cancelamento de sua inscrição em até 48 horas. Evite o bloqueio do seu cadastro pois o Enem é a única forma de ingresso para 2015 em faculdades públicas, requisições para ProUni, Fies e outros programas aos quais o Governo Federal oferece a população", consta no e-mail.
 
No caso em questão, algumas divergências podem causar estranhamento ao destinatário do e-mail, como o uso do endereço eletrônico da Radiobrás, empresa extinta que deu lugar à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2007. Além disso, a assessoria do Ministério da Educação negou que tenha enviado a nota oficial nº 12838-2014, como consta na mensagem, e confirmou que trata-se de um e-mail falso.
 
Como em diversos e-mails, cujo objetivo é se apropriar de dados de terceiros, os golpistas pedem que as pessoas preencham um formulário com seus dados ou de parentes. O texto mostra isso claramente: "Preencha manualmente o recadastramento passo a passo e normalize já sua situação (repare que algum parente pode ter usado seu email para cadastro de informações). Segue abaixo o link para consulta e regularização do seu cadastro."
 
Golpes parecidos como esse são frequentes na internet, principalmente pela curiosidade que essas mensagens despertam nas pessoas. O ideal é ficar atento, instalar antivírus no computador e não abra e-mails considerados suspeitos.
Agência Brasil

PIRATINI: LADRÕES ARROMBAM RESIDÊNCIA E FURTAM VEÍCULO DE DENTRO DA GARAGEM

“Às 10h30min da manhã da quinta-feira, 17 de julho, a Brigada Militar do município foi acionada para comparecer no local da ocorrência.”

A ação dos bandidos foi praticada em uma casa situada na Estrada Cerro da Boa Vista, 1º Subdistrito de Piratini.
A vítima, o senhor A. R. L. P., relatou aos Policiais que atenderam a ocorrência que foi furtada da garagem da residência uma motocicleta Honda CG150 de cor laranja, ano 2007/2006 e uma moto serra marca Stihl.
*Informações colhidas no site da Brigada Militar

quinta-feira, 17 de julho de 2014

PIRATINI: FALTA DE INFRAESTRUTURA EM ESTRADAS MUNICIPAIS DIFICULTA TRANSPORTE DE CARGA VIVA

“Precariedade nas estradas municipais de Piratini frustra empresário de Aceguá.” 
O Segundo é o Subdistrito mais extenso do município de Piratini/RS, seus campos são formados por uma parte de planícies e outra montanhosa. Nele está o maior número de assentamentos que produzem produtos da agricultura familiar e leite em grande quantidade.
Atraídos pela riqueza de seu solo, investidores de todo Estado têm apostado no plantio de soja. As regiões onde as condições geográficas são desfavoráveis à agricultura, também estão sendo alvos de empresários de outros municípios e até de outros estados da federação.
Lugar sossegado, próprio para a exploração da pecuária, a Serra das Asperezas foi escolhida pela Libra Agropecuária, empresa do Estado de São Paulo que instalou uma filial na antiga propriedade do Sr. Roni Souza na Estrada dos Borges. Outro empresário de grande porte veio do município de Aceguá/RS, o grupo Forcini, renomado plantador de soja e arroz na fronteira, escolheu os campos montanhosos da Serra das Asperezas para investir na pecuária bovina.
 
A cordialidade como são recebidos anima os investidores, porém a falta de infraestrutura nas estradas da localidade vem tirando a paciência de quem precisa delas para transportar os seus produtos. O progresso chegou, poucos anos atrás circulavam apenas caminhões de pequeno porte, hoje com a presença de novas empresas diariamente saem carretas, bi trens e romeus julietas das propriedades rurais do Subdistrito.
Curvas apertadas, sangas com pedras que dificultam a travessia de caminhões de grande porte e topos com crateras e valas profundas são alguns dos problemas enfrentados, mesmo com tempo seco, pelos transportadores.
 
Na quinta-feira da semana passada (10/07) mais uma vez, seu Roque Forcini, teve que passar por momentos de angústia ao ver sua carga trancada nas estreitas estradas de Piratini. A dor de cabeça começou quando dois romeus julietas boiadeiros, da transportadora Reiter Log de Bagé, partiram da Libra Agropecuária com destino à Aceguá. Na conhecida Sanga do Arnaldo, Estrada dos Borges, o primeiro caminhão ao tentar desviar uma pedra acabou caindo na sarjeta da estrada. Com o auxílio do outro caminhão os motoristas lograram êxito e conseguiram dar continuidade à viagem.
Logo adiante, na subida próxima a propriedade do Sr. Darli Souza, um novo empecilho surge. O veículo não consegue superar uma erosão que se formou sobre o leito da estrada e acaba quase tombando a julieta. O motorista indignado reprovou as condições da via: “— Isto aqui não é estrada para trafegar romeu julieta!”, censurou.
 
A preocupação no momento era com a integridade da carga, três animais já estavam caídos dentro do caminhão. Mesmo com a estrada seca, o romeu julieta precisou ser rebocado por dois tratores.
Roque Forcini saiu encantado pela solidariedade prestada pelos vizinhos, porém levou para a fronteira o dissabor de quem precisa das estradas municipais para continuar investindo no município. “— É desestimulante!”, lamenta Forcini.
Fotos: Clicpiratini

quarta-feira, 16 de julho de 2014

PIRATINENSES LOTAM A AABB PARA ASSISTIREM HOMENAGEM AOS FUNDADORES DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO

“— Naquele ato quando era tão mais fácil ficar do lado dos Militares, tiveram homens da grandeza do seu Raul Preste, da grandeza do seu Ondino Oliveira, isto é a história viva”.

Tradicionalmente temos a cultura de homenagearmos os personagens ilustres após o seu falecimento. A Executiva Municipal do PMDB de Piratini, em uma bela iniciativa, prestou, na tarde de sábado (12/07), o seu reconhecimento a dois homens que com coragem enfrentaram o Golpe Militar de 64.

 
 
 
Com as dependências da sede da Associação Atlética do Banco do Brasil completamente lotada, Carla Madruga integrante do PMDB Jovem, interpretou durante a abertura da cerimônia, a música de Geraldo Vandré Caminhando e Cantando. Participaram do evento candidatos a deputados estaduais e federais, os vereadores da bancada do PMDB de Piratini, o presidente do PMDB Jovem Felipe Farias e do PMDB Mulher Lisete Frizzo. A solenidade contou também com a presença dos Ex-Prefeitos de Piratini Paulo Borges e Luís Antônio Farias, Marcos Dalmolin e Gildo Feijó vereadores de Candiota, Fabrício Moraes vereador e presidente do PMDB Jovem de Candiota e Vinícius Pegoraro vereador de Canguçu.


 OS HOMENAGEADOS

Em 31 de março de 1964, quando houve o Golpe Militar, Raul Prestes, 94 anos, e Ondino da Silveira de Oliveira, 95 anos, formaram a chamada Resistência Democrática constituída por pessoas da cidade e do interior do município que resistiram a Ditadura Militar. Já falecidos, mas também foram integrantes do grupo: Felício dos Santos, Juca Funari, Otonico e João Rosa do Cancelão, Heurotildes Peres de Ávila, Seu Tite, Seu Noquinha, Otalício Guastucci, Ítalo Baladares e Afonso Guastucci.
 
O presidente do PMDB, Marcial Lucas Guastucci, em seu discurso enalteceu o feito heroico de Raul e Ondino, que conforme trecho da música Caminhando e Cantando, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”: “— Naquele ato quando era tão mais fácil ficar do lado dos Militares, tiveram homens da grandeza do seu Raul Preste, da grandeza do seu Ondino Oliveira, isto é a história viva”, conclui o vereador.

A fundação do Partido do PMDB só aconteceu após dois anos ao Golpe Militar, em 24 de março de 1966. Durante este período havia apenas movimentos clandestinos: “— Por dois anos não tinha partido, tinha homens que não tinham medo, que pensavam no futuro e que sabiam que a melhor coisa para o Brasil era a redemocratização. Estes homens resistiram e a eles se juntaram os mais novos, que mesmo depois de uma ‘abertura’ da democracia, eles ainda continuavam se escondendo como se fossem criminosos, marginais, quando a única coisa que eles queriam era o direito ao voto, o direito à liberdade e o direito à igualdade. Então estes homens foram o primórdio de tudo isto, após o doloroso Golpe de 64 que aniquilou e que matou muitos brasileiros”, ressalta Macega.

 
Durante o evento foi ainda empossada a Executiva Jovem da Sigla, que tem como presidente Felipe Farias. O encerramento aconteceu no final de sábado com a execução do Hino Rio-Grandense.
Sirvam a façanha destes homens de modelo a todos os jovens, porque nas escolas, nas ruas, campos, construções, somos todos soldados, armados ou não.”

quinta-feira, 10 de julho de 2014

EM 09 DE JULHO NASCERA A PRECURSORA, QUE AO VENCER O PRECONCEITO MACHISTA, CHEGA AO PODER

“Em período em que a função da mulher era cuidar do lar, ela quebra o tabu e consegue um feito jamais alcançado por outra mulher em Piratini.”

             Celina Feira: 70 anos
Muito se fala de Anita Garibaldi personagem histórica na Guerra dos Farrapos, porém, poucos se lembram de Celina Dutra Feira (nome de solteira). Talvez por ser uma mulher de origem pobre ou até mesmo por ser do Segundo Subdistrito de Piratini acabe sendo esquecida pelo povo piratinense. Seu feito não foi menos importante do que o de Anita, na década de cinquenta, quando a mulher era ainda uma figura discriminada na sociedade, Celina consegue, de forma inédita, quebrar o preconceito machista ocupando uma cadeira na Câmara de Vereadores de Piratini.
 
Filha de José Martins da Feira (fabricante de fumo em rama) e Antônia Dutra (parteira) que moravam numa chácara próxima à Gruta, às margens da BR 293, na divisa entre Piratini e Pinheiro Machado. Nasceu no dia 09 de julho de 1878, conforme inscrição encontrada atrás de uma fotografia, já na árvore genealógica da família consta que o seu nascimento ocorreu no ano de 1880, provavelmente a era que esteja em sua certidão de nascimento, na época era comum as crianças serem registradas alguns anos depois.
Sua vida não foi nenhuma mesmice, filha de família pobre, enfrentou inúmeras dificuldades até os seus 24 anos, quando se casou com o viúvo, Franklin Marcelino de Souza. Não pense que casar com o renomado fazendeiro foi cair em um mar de rosas, de regalo a jovem ganhou sete filhos para criar e ainda toda a responsabilidade de comandar o lar da Fazenda do Eucalipto.
 
 
CELINA ENTRA PARA POLÍTICA E FAZ HISTÓRIA



Celina Feira: 80 anos
Influenciada por ser membro de uma das mais conceituadas famílias, Marcelino de Souza, e pelo seu estilo altruísta e autêntico, Feira de Souza, ocupa então, em 05 de dezembro de 1958, uma cadeira no Legislativo piratinense presidido pelo vereador Miguel Gomes de Freitas. O que talvez ela nunca imaginasse é que jamais outra mulher conseguiria tomar o seu posto, o que torna sua façanha mais relevante. (Obs.: em nossa pesquisa encontramos uma divergência na era em que a vereadora teria assumido o seu mandato, 1947 ou 1958).
 
Por incrível que pareça os problemas enfrentados na zona rural de Piratini, há cinquenta anos, eram os mesmo que a comunidade atravessa nos dias atuais. A falta de manutenção nas estradas já era uma preocupação da Vereadora, que se destacou por apresentar várias proposições solicitando reparos nas estradas do município.
Integrante da bancada do PSD, ela ainda fez parte da Comissão de Parecer que criou o cargo de Secretário Privativo da Câmara. Celina Feira de Souza (nome após o casamento) faleceu em 1° de dezembro de 1964, aos 84 anos. A Vereadora está sepultada no Cemitério do Espírito Santo no Segundo Subdistrito de Piratini.
Por: Rogério de Souza Lucas/ Bisneto da Vereadora
Fotos: Arquivos da Família